13.1.08

:: a primeira vez que ouvi::

ALDA REZENDE
SAMBA SOLTO (2001)
“Samba solto”, disco de estréia da cantora mineira Alda Rezende, traz as músicas mais expressivas e empolgantes que ouvi no início do século XXI. Entre o Clube da Esquina e o pop de sempre, Alda Rezende canta a poesia e os sentidos do tempo presente com elegância e estilo próprios. “Samba solto” é pioneiro na cena mineira, onde Alda revela composições inéditas de Kristoff Silva - que assina a produção musical com Paulo Beto - Makely Ka, John Ulhoa, o poeta Renato Negrão, dentre outros. Os tons e a beleza do trabalho se revelam também na arte do encarte, com esculturas de Zé Bento fotografadas por Cao Guimarães e Daniel Mansur. Uma obra prima, “Samba solto” linka com toda a nova música mineira.


BETO VILLARES
EXCELENTES LUGARES BONITOS (2003)
Imagine um talentoso músico incrementando seu processo criativo conhecendo toda a música do Brasil. “Excelentes lugares bonitos”, disco do produtor musical Beto Villares, é isso, um passeio por um Brasil geográfico, artístico e cultural conectado com terras distantes da África pra lá. Ele que foi o produtor do projeto Música do Brasil, de Hermano Vianna, percorrendo o país entre 1998 e 1999 registrando manifestações musicais as mais diversas, estreou no mercado fonográfico com esse delicioso disco, cheio de ginga e ineditismo. A sintonia entre tambores e sintetizadores, as letras jovens e contemporâneas e o encontro do músico com grandes parceiros dão a liga nessa mistura musical que acima de tudo é brasileira. Sem dúvida Beto Villares é um renovador da MPB, o que marca seu “Excelentes Lugares Bonitos” e também as parcerias firmadas com CéU, Zélia Duncan e Pato Fu, alguns dos artistas que ele produziu e que também marcam presença no disco. A obra é toda assinada por ele, as letras, as músicas, as fotos. Da primeira à última faixa, o divirto é garantido.


DAVE MATTHEWS BAND
BEFORE THESE CROWDED STREETS (1998)
A primeira vez eu vi. Rock in Rio 2001, era estréia do Diesel no Palco Mundo. Dentre os shows imperdíveis, lá estava o Dave Matthews Band, grupo que fez brilhar os olhos do Jean enquanto ele adiantava pra gente o que viria por aí. Realmente, bateu e ficou. E "Before These Crowded Streets " foi aquisição certeira ao final do show. Dave Matthews tem uma voz suave e firme, que torna ainda mais interessante suas composições executadas por uma banda de peso, com guitarra, violino (!), bateria, baixo, diversos instrumentos de sopro e um time de backing vocals de primeira. Confirme isso, dentre outras, na faixa "Stay" (Wasting Time), uma das pérolas do disco.


B NEGÃO
ENXUGANDO O GELO (2003)
Ritmo, arte, poesia e consciência no discurso, pulsação na pista. B Negão é A expressão do rap brasileiro. Ele que teve passagem pelo Planet Hemp dividindo o palco com Marcelo D2, lançou em 2003 o seu trabalho solo “Enxugando o Gelo”, ao lado dos ‘Seletores de Freqüência’. O rapper carioca se destaca pelo conteúdo de suas letras críticas e propositivas e pela experimentação musical, que alia o rap ao hardcore, ao dub e ao “funk até o caroço”. “Enxugando o Gelo” marca ainda a parceria do rapper com o coletivo Instituto e está integralmente disponível pra download no site oficial do artista (!) A banda é de peso, o disco é pra cima e faz refletir. Vou parar por aqui, pois sou suspeita. Tem entrevista com ele na casa antiga. Vai lá.

versão da ora boa pro post que começou no blog na larga e rolou também no blog pixelando

10 comentários:

Anônimo disse...

Então, eu preciso ter esse CD na minha coleção. Como faz? Hummmmm... acho que se depender de você vou ter que ir a BH de novo catar o que desejo ou descobrir o que rola na cena musical mineira. hehehehehehe.
Antes dos beijos finais... o que falei é sério. Como faço para tê-lo?
Agora sim, Beijos.

Anderson Ribeiro

Unknown disse...

Ahá...
Agora sim, senti firmeza!

Beijos

.ludmila ribeiro. disse...

aracaju, adoraria você em bh de novo atrás das pérolas mineiras! hihihi . mas vou adiantar sua vida já que o processo é via net mesmo, pois o cd da Alda acabou nas bandas de cá.
atalho direto, vai lá: http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7898369061915
beijocas

Anônimo disse...

Lud, vou aproveitar que o Makely 'anda' por aqui e dizer que o CD dele é tudo de bom que comprei aí em BH. Vai furar. hahahahaha. Ah! e, claro, já executo para muitos ouvirem. Merece!
Beijos

Anderson Ribeiro

Luiz Antônio Navarro disse...

boas escolhas!

Anônimo disse...

Aê Lud! Cheguei até aqui através do link do Overmundo... Não pude deixar de ler o post sobre o DMB... (bom demais...) aí vão umas linhas...

"You've got your ball
You've got your chain
Tied to me tight tie me up again
Whos got their claws
In you my friend
Into your heart Ill beat again
Sweet like candy to my soul
Sweet you rock
And sweet you roll" (Busted Stuff)

Ah! Não sabe quem é? Ekinha, lá da sua sala da PUC! bjão e tá de parabéns pelas linhas bem escritas nesse blog!

Unknown disse...

Adorei suas escolhas e, ao ler os textos, deu vontade de escutar de novo os discos. Uma nova inspiração!

Anônimo disse...

"segunda feira / eu 'tavatoa' / ali na beira da lagoa ela chegou ..."
algo parecido, sei lá, não me lembro da letra.
uma amiga passou a mão no meu exemplar.
fazem uns anos não escuto o disco.
(rola de faze uma cópia ai?)

ótimo post
gostaria de ver a sequência

deixo uma dica de som
Fernanda Takai "Onde Brilhem os Olhos Seus"
disco em homenagem a Nara Leão

"se alguém perguntar por mim / diga que fui por ai / ..."

.ludmila ribeiro. disse...

licio licio você cantarolou 'nódendágua' uma das melhores do disco! ganhou uma cópia sim sim sim! só combinar de pegar! :)

e o disco da Takai é uma graça. as versões originais da nara leão inclusive fizeram minha cabeça na adolescência, quando descobri os vinis da mama. referência inerente!

beiju

Anônimo disse...

Lud, Ora Boa quendo passei por aqui. Já estou com Samba Solto e já adorei desde a primeira vez que ouvi.

Anderson Ribeiro